domingo, 12 de maio de 2013

Beatles: Nada Foi Por Acaso



Muita gente sabe que sou um fã inveterado dos Beatles. Sempre estou “fuçando” na internet em busca de novidades e curiosidades que ainda não sei sobre os quatro e sempre descubro coisas! Incrível como é inesgotável a fonte de assuntos do passado e da atualidade sobre esses garotos simples de Liverpool, que com a sua música, escreveram parte importante da história de vanguarda dos últimos 50 anos, ditando (até hoje) os “novos” rumos da música e, consequentemente, de comportamento e todo o ‘pacote’ que acompanha essa questão.

Muita coisa na carreira dos Beatles foi inusitada, mas uma certeza se faz clara: tudo fora fruto do árduo trabalho desses jovens junto com o seu produtor, o lendário George Martin e nos primeiros anos, seu incansável empresário Brian Epstein. Uma evidência sempre foi a liderança do grupo que passava incontestavelmente pelas mãos de John Lennon e Paul McCartney. Mas o que a história está deixando claro , é que a cabeça pensante dos Beatles, sempre foi Paul McCartney. Ele sempre se preocupou com os detalhes (aqui abro um parêntese para lembrar do amigo Julinho  Mazzei que sempre diz que “Deus está nos detalhes”). 

O grupo não dava um passo sem que os quatro concordassem. E todos só concordavam, depois que o assunto passava pela minuciosa atenção e cuidado de Paul. Alguns exemplos de sua liderança foram: a inclusão do amigo de infância, George Harrison, na então banda de John, “The Quarrymen”, quando Harrison ainda era visto como criança por Lennon; as opiniões e sugestões de locação e direção dos filmes dos Beatles; a decisão de suspenderem as apresentações ao vivo por causa da falta de segurança (Paul, Brian e John);  a aquisição do selo "Apple" - abertura e fechamento do escritório Apple; a foto da famosa Abbey Road (que vou relatar) e por fim, foi quem anunciou oficialmente o fim (fim?) dos Beatles. 

Na verdade, John Lennon já havia deixado a banda em caráter definitivo, um mês antes do anúncio. Mas foi Paul quem manteve o silêncio até ter a certeza que a dissolução era irreversível, aí marcou uma coletiva de imprensa e fez o que parecia impossível: anunciou o fim dos Beatles.

Claro que o “velho Macca” é o meu Beatle favorito e quero destacar aqui a história da foto dos quatros atravessando a  rua, que batizou aquele álbum - o "Abbey Road" - e, nessa história, mostrar o quanto Paul McCartney pensava, planejava, projetava, dirigia e decidia as coisas (acho que é ‘mal’ do nome...).


Foi no dia 08 de agosto de 1969 que os Beatles posaram para uma das fotos mais famosas do mundo a "road-crossing" na Abbey Road, em frente o famoso estúdio da EMI. Era uma manhã ensolarada de sexta-feira e o fotógrafo Iain McMillan tirou as seis fotos do grupo caminhando na faixa de pedestres, para que uma delas fosse escolhida para se tornar a capa do décimo segundo álbum dos Beatles.






Com a ajuda de um policial que segurou o tráfego, McMillan subiu várias vezes numa escada que ele colocava no meio da rua, buscando os melhores ângulos.



Os Beatles atravessaram a rua várias vezes enquanto McMillan os fotografou. Aquele 08 de agosto foi um dia quente no norte de Londres. Por isso, em quatro das seis fotos Paul McCartney andou descalço, em outras duas ele usava sandálias.


Nada foi por acaso

Eles não foram àquela faixa de pedestres tirar fotos ‘ao acaso’, tudo foi muito bem planejado. A ideia foi de Paul.





Antes da sessão, Paul McCartney havia esboçado suas ideias para a capa, para que McMillan entendesse e realizasse uma ilustração mais detalhada através das fotos.



Veja o esboço de Paul

rascunho

Imediatamente após a sessão, McCartney estudou as transparências e escolheu o quinto slide para a capa do álbum. Foi o único slide em que os quatro Beatles estavam andando ao mesmo tempo. As outras fotos que se veem por aí, desse evento, foram tiradas por Linda McCartney, que registrou ‘os bastidores’ desta história.

  




        
O álbum 'Abbey Road' foi diretamente ao nº 1 das paradas uma semana depois do lançamento, permanecendo lá por 18 semanas. O título do disco foi tirado obviamente dos estúdios que os Beatles gravavam desde 1962.


Eu já tive o prazer de caminhar e fotografar essa famosa faixa, em Londres. Infelizmente não estou com as fotos em mãos, mas quando bate a saudade eu dou uma espiada na minha janela para Abbey Road. Vem, vem espiar comigo: Clique aqui